top of page
escleroterapia-quando-usar-glicose-espuma-ou-laser-transdermico-1014x487_edited_edited_edi

PROCEDIMENTO

Escleroterapia com Espuma e a Laser

As varizes e os vasinhos são um problema muito comum, atingindo cerca de 37% da população brasileira. No entanto, longe de ser apenas um problema estético, eles precisam ser tratados para não evoluírem para quadros mais graves ou aumentarem as chances de desenvolvimento de trombose.

Para o tratamento, um dos procedimentos mais recomendados é a escleroterapia, um método moderno e muito eficaz. 


 

Quais são os tipos de Escleroterapia?

Existem dois métodos diferentes de realizar a escleroterapia. Para que o tratamento seja mais eficaz e os resultados mais satisfatórios, pode ser recomendado a associação de mais de um método.

Escleroterapia com espuma

A Escleroterapia com espuma densa é um tipo de tratamento que elimina veias varicosas de diversos calibres, reduzindo os sintomas decorrentes da doença. A técnica consiste em aplicar uma substância esclerosante (Polidocanol, em variadas concentrações ou Oleato de Etanolamida), misturada com ar ambiente, em forma de espuma, diretamente nas varizes, até que estas desapareçam.

O tratamento com espuma está indicado para varizes de pequeno, médio e grosso calibre, tornando-se uma alternativa à cirurgia convencional de varizes, principalmente em pacientes com contraindicações clínicas para a realização de procedimentos cirúrgicos. Apresenta bons resultados para o tratamento de recidiva de varizes (reaparecimento das veias após cirurgia prévia) e também para tratamento de veias de difícil acesso cirúrgico, como varizes provenientes da região pélvica e perineal. A espuma também é utilizada para o tratamento de malformações vasculares superficiais predominantemente venosas. 

O procedimento é realizado em uma ou mais sessões com intervalos semanais. A espuma é feita no momento da aplicação, através da mistura do líquido esclerosante com ar ambiente; e injetada na veia varicosa, visualizada com auxílio do aparelho de ultrassom. Geralmente utiliza-se anestésico local antes da injeção. O paciente permanece deitado durante a aplicação, com o membro discretamente elevado. Deve permanecer em repouso por cerca de 5 minutos após a aplicação. A seguir, é feita compressão do membro com ataduras ou meia elástica. Esta deve ser usada diariamente pelo paciente até a revisão, em 1 semana.

Não é recomendado repouso absoluto após a sessão de escleroterapia com espuma, apenas deve ser evitado exercício físico mais intenso. No dia seguinte, com o uso da meia elástica, não há nenhuma restrição para trabalho ou atividade física. Podem ser utilizados analgésicos e anti-inflamatórios, se necessário. Na revisão em 1 semana após o procedimento, é feita a verificação ultrassonográfica da obliteração (fechamento) da veia tratada. Se necessário, é feita a drenagem de hematomas superficiais, caso estejam presentes.

Escleroterapia com laser

O tratamento de microvarizes e teleangiectasias (veias de fino calibre superficiais) com laser transdérmico utiliza a aplicação de uma luz emitida por aparelho de Laser, muito específica, intensa e direcionada para o vaso a ser tratado. Dessa forma, o calor intenso no local promove a contração e o fechamento (ablação) da veia varicosa, sem afetar os tecidos vizinhos, como a pele. Podem ser necessárias uma ou mais sessões para um resultado estético satisfatório.

O cirurgião vascular é o profissional habilitado para realizar o tratamento de varizes com laser transdérmico, capaz de selecionar o tamanho e formato de veias mais adequado para cada parâmetro do aparelho de laser, ajustando-o adequadamente também para o tipo de pele de cada paciente. É um tratamento bastante seguro e eficaz, desde que aplicado por profissional habilitado, que pode ser feito no consultório médico, sem necessidade de repouso ou de outras restrições após o procedimento, exceto evitar a exposição ao sol imediatamente após o tratamento.

Agende seu
Hórario de forma
Rápida e prática!

Botão-agendamento2-e1510441604215.png

AGENDE SUA CONSULTA
POR WHATSAPP

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda à sexta: 08h às 12h
e 13h30 às 18h

bottom of page